segunda-feira, 30 de março de 2015

BBC Brasil: "Lula esta diante de uma novo desafio, O melhor Secretário-Geral da ONU"

Analistas  associam esse desafio não  como o melhor Presidente que o Brasil já teve em promover a melhor distribuição de renda em todas as regiões do Brasil nos últimos 20 anos, e sim pelo  reconhecimento de Lula como líder nos assuntos importantes  da América Latina, no combate a fome,  MERCOSUL,  ajuda humanitária ao Haiti e principalmente a abertura em questões diplomática, o Brasil nos último anos tem representação e voz em assuntos sociais e humanitários em todo o mundo.
Lula foi questionado desse novo desafio. Ele disse que é apena especulações de uma eleição que ocorrerá em meados de 2016. E frisou que  tem assuntos mais importante a enfrentar  no Brasil.
Que assuntos mais importantes? Perguntou o Representante da BBC Mundo, Gerardo Lissardy  Da BBC Mundo,  ficou sem resposta.

Lissardy  disse, caso Lula aceite ser Secretario-Geral da ONU os desafios são de enorme importância que por sua natureza precisam de uma instância global de administração, porque afetam necessariamente a todos de uma forma intensamente difusa e inter-relacionada. Como exemplo posso citar três assuntos, importantíssimos. A preservação do meio ambiente (dentro da qual se inclui o aquecimento global) a gestão do armamento nuclear (que tem o potencial de destruir a civilização humana) e a administração da Internet (pela exponencial interconexão que gera entre as populações dos países). O mundo precisa de uma ONU que cumpra seu necessário papel, e por isso um secretário-geral que a faça funcionar com legitimidade popular e poder institucional relativamente efetivo é fundamental neste momento da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário